terça-feira, 22 de março de 2011

Quaresma: tempo privilegiado para fortalecer a nossa fé


Na quaresma como todos sabem, é um tempo de conversão, mas seria apenas esse o período de conversão e de buscarmos a purificação? Infelizmente é assim que várias pessoas pensam, acreditando que fora desse período, vive-se uma vida normal sem estas preocupações. Devemos a cada dia buscar estar com o coração em Deus, a cada dia praticar a caridade, a esmola, a doação, enfim, fazer a vontade de Deus, pois como podemos dizer que amamos o próximo e temos fé se nossas atitudes não demonstram isso? Além de tudo isso, a quaresma é um tempo especial para nos aprofundarmos de forma interior em busca da purificação, de uma renovação em nossas vidas para que ela não seja a mesma após esse período, mas sim que se busque ter um coração totalmente voltado para o Senhor.

Devemos percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu, o que significa ter as mesmas dificuldades, ir contra o mundo, ser fiel a Deus em todas as circunstâncias, lavar os pés dos outros, (  buscar servir, e não ser servido )  estar sozinho em um deserto com fome e sede e negar as mordomias oferecidas, pois o preço é o desvio do caminho do Senhor, ou seja: fazer a vontade do maligno, que pode significar ter ele como guia principal, e não mais Deus.

Devemos sim, colocar em evidencia em nossas vidas os ensinamentos de Jesus, ter forças, ser fiel a Deus, pois Ele nunca disse que o caminho seria fácil, mas nos garantiu que a Sua mão estará a nos ajudar, que se tivermos revestidos com a Sua armadura, nada poderá nos vencer. Coloco uma oração do Padre Luizinho da comunidade Canção Nova, para nos ajudar a buscar o equilíbrio interior e exterior, para que  a cada dia sejamos mais e mais perseverantes para fazer a vontade de Deus, para combater o bom combate. 

Oração: Senhor, assim como o meu corpo precisa de um mínimo de exercícios físicos para estar bem, saudável, muito mais o meu interior, a minha alma, precisa de exercícios espirituais para estar em equilíbrio Contigo, comigo mesmo e com os meus irmãos e a natureza. Daí-me a graça da perseverança e da força de vontade para fazer aquilo que eu preciso e ajudar a todos com os meus gestos de conversão pessoal. Para a maior glória do Vosso Santíssimo Nome. Amem.


Jesus Cristo derrotou o inimigo através da docilidade do Espírito Santo, pela oração, pelo jejum. Pela Palavra de Deus, pela adoração nos momentos de dificuldades e também pela fidelidade até o momento da humilhação e morte. Ele foi tentado a usar a Sua autoridade para transformar uma pedra em pão, para alterar os planos de Deus por Sua própria vontade e assim a não confiar na providencia Divina. Assim também no mundo atual a mesma tentação está ao lado cada um de nós através de “mensagens do maligno”, que vem através de coisas e pessoas que até tem boas intenções, onde pode ser desde um comercial de TV até uma pessoa próxima dizendo que fazer a vontade de Deus é careta, que é coisa do passado.

A quaresma é um tempo para nos voltarmos ao Senhor com todas as nossas forças, como da mesma forma que Jesus foi tentado, nós também seremos, e da mesma forma que Ele venceu, também poderemos vencer, se buscarmos a presença de Deus ao nosso lado.

A paz de Cristo a todos vocês, que a cada dia os corações se abram mais e mais para atender ao chamado  Dele, pois se Deus escolheu, pode demorar, negar, não gostar, etc... só que mais cedo ou mais tarde, a vontade Dele, no tempo Dele acontecerá, pode ter certeza disso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário