sexta-feira, 8 de abril de 2011

Muito conhecimento e pouca unção, poderia ter algum problema?

Paz e Bem a todos vocês!

Sabemos que o que nos move a cada dia nos caminhos do Senhor é o Espírito Santo, a unção de Deus é que nos dá uma nova vida a cada dia, mas muitos de alguma forma acabam deixando isto de lado, apegando-se apenas no conhecimento da Bíblia. É ruim apenas esse conhecimento? Obviamente que não; pelo contrário é muito edificante para os nossos dias. Mas onde está o problema então? Pode existir algum problema nisso?

O que muitas vezes acaba acontecendo é a leitura da Sagrada Escritura como se fosse apenas um “livro”, com o objetivo de adquirir “conhecimentos”, mas não com a inspiração e o discernimento do Espírito Santo, mas sim com a interpretação humana, ou seja, tirando as próprias conclusões da leitura, e tendo assim apenas um entendimento individual, onde várias pessoas agindo assim tem cada uma o seus entendimentos individuais da mesma leitura, e algumas vezes acaba sendo até de forma contraditória uma das outras o entendimento. A Bíblia não é um livro, mas sim uma biblioteca inteira, contendo 73 Livros que foram escritos pelo mesmo autor ( o Espírito Santo ) durante várias gerações e épocas. 

Atos do Apósto, capítulo 8: 

29.O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro.
30.Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo?
31.Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que me explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele. 

Para entender as partes difícieis e aparentemente até contraditórias ( poderia o mesmo autor se contradizer? claro que não )  são necessários entendimentos sobre o contexto geral do texto, da linguagem da época, e da situação onde foram escritos para que consigamos entender o que realmente está dizendo para nós a leitura, afim de que não se obtenha a famosa “falsa interpretação” bíblica. Mais que isso, devemos pedir o auxílio do Espírito Santo, pois na época de Jesus, mesmo os fariseus que O condenavam, viveram na época porém não entendiam os escritos. 

II Pedro capítulo 1: 

20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Para que o Espírito Santo nos auxilie ao entendimento Bíblico, devemos ter um coração aberto a Ele, deixando todo o nosso lado humano de lado, buscando uma vida em Cristo através do Espírito Santo (pois o próprio Jesus disse que mandaria Ele para nos auxiliar), pois se não buscarmos ter um testemunho de vida Cristão, com certeza o Espírito de Deus não habitará em nós. 

O verdadeiro conhecimento da Bíblia é medido de acordo com o nosso dia-dia, pois se realmente A conhecemos de coração, aplicaremos no dia-dia, buscando seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, fazer a vontade Dele, caso contrário, não estaremos dando  importância e já não é mais conhecimentos, mas sim “decorebas Bíblicas”.

Que a cada dia peçamos de coração ao Espírito Santo para que nos revele a vontade de Deus em nossa vida.

A Paz de Cristo a todos!

3 comentários:

  1. Paz e bem, muito bom o seu blog, continue assim realizando postagens desse nível, parabéns! O SENHOR TE DÊ A PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Importante esse tema.
    É muito comum entre os irmãos protestantes, que decoram passagens da Sagrada Escritura para apontar o que consideram erro nosso, ou para questionar/desafiar: onde está na Bíblia isso, onde está na Bíblia aquilo?...
    Por outro lado, o trabalho feito na Igreja pelos exegetas é importante também, para compreender melhor as Escrituras, estudando a época em que foi escritos os Livros, entendendo o contexto. Já a interpretação deve estar em sintonia com o Sagrado Magistério, senão estamos numa "conoa furada", como disse o Pe Paulo Ricardo na Canção Nova uma vez.
    Paz e bem.

    ResponderExcluir