quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que será que Jesus escrevia no chão diante a mulher adúltera?(Jo. 8, 1-11)

Sempre me perguntei o que Jesus escrevia no chão diante uma situação tão complicada que acontecia a sua frente, de uma mulher que estava sendo acusada de adultério, preste a ser apedrejada por aqueles que a acusavam.

Por quê escreveria? Não haveria coisa melhor para Jesus fazer naquele momento?

Realmente não haveria.

Aquela mulher se encontrava na pior situação que um dia poderia viver, estava totalmente desprotegida, humilhada e sem forças para reagir. Se encontrava no fundo do poço, não existia nível menor para descer. Jesus aparentava estar muito calmo e tranquilo, talvez quisesse passar tranquilidade aquela que se encontrava em pânico, e assim se inclina a frente da mulher e começa a escrever no chão. Demorei a perceber que o que Jesus escrevia naquele momento não possuía valor, mas o gesto de se inclinar possuía enorme valor para aquela mulher. Jesus se fazia com ela, se inclinava para que de alguma maneira chegar ao nível daquela que se encontrava ao chão, aos olhos da condenação e ao mesmo tempo lhe passar tranquilidade.

Mas em seguida Jesus se ergue em defesa da mulher e profere a celebre frase:

“ Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe tirar uma pedra (Jo. 8, 7b)”

E aqueles que eram acusadores, se tornavam a partir de então acusados.

Somente Jesus possui essa capacidade, de reverter o que parecia não ter jeito. Inclinando e erguendo-se perante a pecadora devolvia a esperança aos olhos daquela mulher. Jesus se inclinava e erguia-se perante a pecadora, não ao pecado e por isso se inclinava mais uma vez para que agora ao ergue-se, ergue-se consigo não mais uma mulher a adúltera, mas simplesmente uma mulher (Jo. 8, 10a).

A salvação entrou na vida daquela mulher não no momento que Jesus ergueu-se em sua defesa perante aos que lhe acusavam, mas quando Jesus se ergue pela segunda vez estando a sós com ela, perguntando-lhe:

“Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? (Jo 8, 10b)”

Jesus ao expressar a palavra “ninguém” incluía ela mesma.

Pois o que aquela mulher havia feito lhe causaria um mal tão grande que jamais conseguiria dar o perdão a si mesma. Mas tendo encontrado Jesus e feito a experiência do amor de Deus em sua vida, na situação que se encontrava, o peso da condenação não pousava mais em seus ombros. O perdão dado a si própria já acontecia, mas precisava a perdoada tomar consciência disso, então Jesus lança a pergunta, e assim ela assumindo essa verdade em sua vida responde de maneira correta:

“Ninguém Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes mais a pecar” (Jo. 8, 11)”

Para que o perdão a alcançasse em sua vida, precisava o auto-perdão acontecer.Jesus então investia encheio na cura interior daquela mulher.


Jesus nada fazia por incompleto e sempre fazia com um objetivo.

Me deparando com tudo isso percebi que o que Jesus escrevia não me interessava mais a saber, pois se fosse interessante o próprio evangelista escreveria em seu evangelho, mas comecei a me interessar muito e a cada dia que passa ainda mais, pelo objetivo que possuía Jesus ao escrever no chão.

autor:
Pablo CN

15 comentários:

  1. Acredito que o que Jesus escrevia eram os 10 mandamentos, e ao final, percebeu que nenhum dos homens presentes eram capazes de julgar a mulher pois haveriam de falhar em algum deles.

    ResponderExcluir
  2. 13 Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

    ResponderExcluir
  3. A resposta esta na Bíblia, Jeremias 17:13: Ó Senhor, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.

    ResponderExcluir
  4. Jesus sempre foi muito superior e alem do mais e filho de DEUS nao existe como ele descer ao nivel de uma mulher ADULTERA a menos que ele tivesse adulterado e isso e impossivel nao li o restante ja vi que tao falando bobagem sobre as sagradas escrituras

    ResponderExcluir
  5. Jesus sempre foi muito superior e alem do mais e filho de DEUS nao existe como ele descer ao nivel de uma mulher ADULTERA a menos que ele tivesse adulterado e isso e impossivel nao li o restante ja vi que tao falando bobagem sobre as sagradas escrituras

    ResponderExcluir
  6. Sim ele desceu ao nível da pecadora e ao de toda humanidade, ele se fez maldito por nós, escárnio, opróbrio, assumiu sim nossa condição de pecador como cordeiro mudo pagou nossa dívida e é por suas pisaduras que fomos sarados.

    ResponderExcluir
  7. Sim ele desceu ao nível da pecadora e ao de toda humanidade, ele se fez maldito por nós, escárnio, opróbrio, assumiu sim nossa condição de pecador como cordeiro mudo pagou nossa dívida e é por suas pisaduras que fomos sarados.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da reflexão muito profunda cheia de espiritualidade, dá pra refletir bem

    ResponderExcluir
  9. Gostei da reflexão muito profunda cheia de espiritualidade, dá pra refletir bem

    ResponderExcluir
  10. Gostei da reflexão muito profunda cheia de espiritualidade, dá pra refletir bem

    ResponderExcluir
  11. JESUS escrevia na terra: Quem deu a Lei? Quem escreveu a Lei? Êxodo 31:18; Deuteronômio 9:10. Deus escreveu nas tábuas com seu próprio"dedo". Logo Jesus escreveu com seu "dedo". Fazendo menção da Lei dada por Deus em: Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22.

    ResponderExcluir
  12. JESUS escrevia na terra: Quem deu a Lei? Quem escreveu a Lei? Êxodo 31:18; Deuteronômio 9:10. Deus escreveu nas tábuas com seu próprio"dedo". Logo Jesus escreveu com seu "dedo". Fazendo menção da Lei dada por Deus em: Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22.

    ResponderExcluir
  13. JESUS escrevia na terra: Quem deu a Lei? Quem escreveu a Lei? Êxodo 31:18; Deuteronômio 9:10. Deus escreveu nas tábuas com seu próprio"dedo". Logo Jesus escreveu com seu "dedo". Fazendo menção da Lei dada por Deus em: Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22.

    ResponderExcluir
  14. Não importa o que ele escreveu, importa o que ele disse, porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

    ResponderExcluir