sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Reconciliar-se: não se esqueça de que você só pode transmitir para o próximo aquilo que você realmente tem

No mundo em que vivemos, onde muitos são conduzidos a pensarem apenas em si próprios, a serem apenas como “objetos de trabalho”, sendo esta a única razão de serem importantes. Com isso, obviamente muitas pessoas se sentem angustiadas, tristes, desanimadas, doentes e infelizes. 

Jesus disse:
"O mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal" (Jo 17, 14-15).

Assim, todo aquele que vive a mentalidade do mundo, está cada vez mais exposto ao mal. Não podemos esquecer-nos do individualismo nas coisas, egoísmo, vaidade e do materialismo que o mundo tem a oferecer.

O convite que Jesus vem nos trazer é uma vida divina e não mais mundana. As Paz, o Amor, são muito importantes para aprender a se reconciliar com o próximo. Somente quem está em harmonia consigo mesmo é capaz de se conciliar com aqueles que estão do seu lado, pois se a pessoa está destruída por dentro, logo poderá também destruir aquelas que estão a sua volta. Até nós Cristãos, muitas vezes gostaríamos de perdoar o próximo, mas não conseguimos. Isso pode ocorrer porque ignoramos os sentimentos ruins que temos em relação à pessoa que nos magoou, e esses sentimentos criam “raízes” dentro de nós, impedindo que haja a reconciliação.

Se reconciliar significa estar esclarecido dos próprios sentimentos, se expressar sem magoar ou agredir o outro, sem querer saber quem está com a “razão”, e também sem ficar arrumando  “desculpas”. Em qualquer lugar quando os conflitos são escondidos, logo aparecem as divisões e perturbações, pois as pessoas não confiam mais uma nas outras e vivem sem sentimentos em relação aos outros ao seu redor.

A reconciliação é importante para todo recomeço: seja um namoro, amizade, e até mesmo um casamento ou a união e harmonia familiar, pois esta é a vontade de Deus: que sejamos um entre nós, com Deus Pai e Jesus Cristo.

"Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim" (Jo 17, 22-23).

2 comentários:

  1. Belo texto.
    Pode-se acrescentar tbm que o perdão é um caminho de cura interior. Quando perdoamos, começãdos a permitir que a bondade do Espírito nos conduza.

    Att,
    http://csgoularte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!

    Seu blog foi indicado ao Selo Troféu Blog Cristão 2011! Para continuar participando entre no blog oficial: http://trofeublogcristao2011.blogspot.com
    e veja como indicar mais outros 5 blogs!

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir