domingo, 7 de novembro de 2010

As bem-aventuranças

 Proglamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus - Mateus 5, 1-12

1 - vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 - e Jesus começou a ensiná-los:
3 - "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4 - Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5 - Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 - Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9 - Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10 - Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12 - Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

PALAVRA DA SALVAÇÃO...
Glória a vós, SENHOR

 Jesus resume a sua pregação dizendo que nos disse estas coisas para que a Sua alegria esteja em nós e assim a nossa alegria seja completa. Ele foi a pessoa mais alegre que passou por este mundo. Veio contagiar-nos com a Sua alegria. Seu anúncio é de bem-aventurança.

Para a pregação da Igreja não seu utópica, Ele apresenta uma multidão de pessoas que a viveram e foram felizes. São os Santos, o que equivale a dizer, são os felizes de Deus. Durante a sua vida terrena, através da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade, encheram-se da alegria de Cristo. Foram as pessoas mais felizes da terra. Cada momento de sua felicidade aqui tem um peso de eternidade. Perpetua-se. Encontramo-los, agora, no céu, junto de Deus, depois de os termos acompanhado em sua trajetória pela terra. Chegaram ao termo da peregrinação. Sua felicidade se completou.

A felicidade que Cristo anuncia pelas Bem-aventuranças é feita de coisas que o mundo aborrece. Há, pois, um segredo atrás delas: é a presença de Deus. Nele temos vida e por Ele se perpetuam nossas ações terrenas. Os momentos da vida não se perdem nas brumas do passado, mas frutificam para a eternidade. As Bem-aventuranças são, de fato, a autobiografia de Jesus. Nelas se espelham seus discípulos e por elas transluzem os valores perenes da alegria, paz, da justiça e da misericórdia.

Dom Dadeus Grings

Nenhum comentário:

Postar um comentário