sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Reconciliar-se: não se esqueça de que você só pode transmitir para o próximo aquilo que você realmente tem

No mundo em que vivemos, onde muitos são conduzidos a pensarem apenas em si próprios, a serem apenas como “objetos de trabalho”, sendo esta a única razão de serem importantes. Com isso, obviamente muitas pessoas se sentem angustiadas, tristes, desanimadas, doentes e infelizes. 

Jesus disse:
"O mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal" (Jo 17, 14-15).

Assim, todo aquele que vive a mentalidade do mundo, está cada vez mais exposto ao mal. Não podemos esquecer-nos do individualismo nas coisas, egoísmo, vaidade e do materialismo que o mundo tem a oferecer.

O convite que Jesus vem nos trazer é uma vida divina e não mais mundana. As Paz, o Amor, são muito importantes para aprender a se reconciliar com o próximo. Somente quem está em harmonia consigo mesmo é capaz de se conciliar com aqueles que estão do seu lado, pois se a pessoa está destruída por dentro, logo poderá também destruir aquelas que estão a sua volta. Até nós Cristãos, muitas vezes gostaríamos de perdoar o próximo, mas não conseguimos. Isso pode ocorrer porque ignoramos os sentimentos ruins que temos em relação à pessoa que nos magoou, e esses sentimentos criam “raízes” dentro de nós, impedindo que haja a reconciliação.

Se reconciliar significa estar esclarecido dos próprios sentimentos, se expressar sem magoar ou agredir o outro, sem querer saber quem está com a “razão”, e também sem ficar arrumando  “desculpas”. Em qualquer lugar quando os conflitos são escondidos, logo aparecem as divisões e perturbações, pois as pessoas não confiam mais uma nas outras e vivem sem sentimentos em relação aos outros ao seu redor.

A reconciliação é importante para todo recomeço: seja um namoro, amizade, e até mesmo um casamento ou a união e harmonia familiar, pois esta é a vontade de Deus: que sejamos um entre nós, com Deus Pai e Jesus Cristo.

"Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim" (Jo 17, 22-23).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Qual é a maior tentação?

A maior tentação não é aquela onde é praticada, pois antes de ser praticada, é necessário que ela esteja em nosso coração, e logo, que tenhamos algum tipo de relação ou acordo com ela. Podem ser modos de pensar, de falar, momentos em que é permitida a ação dela, locais, pessoas que podem ser utilizados para nos desviar do caminho. Não apenas pessoas ruins, mas também pessoas boas, tentadas/utilizadas a fazerem coisas que possam nos trazer a queda, e ainda mais, que podem ser utilizadas para que a nossa relação com elas seja de alguma forma corrompida.

Por isso, devemos estar sempre atentos a tudo isso, sem deixar que sejam criadas oportunidades para que o próximo caia, e se cair, estar mais atento ainda para que não cause “estragos”, e assim, que possamos ter o entendimento a fim de ajudar a quem está necessitado.

Que em seu coração esteja sempre revestido com a armadura de Deus, sempre cheio de amor!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quem ama conhece a Deus


Quanto mais nos exercitamos no amor, tanto mais humanos nos tornamos e mais parecidos com Deus, porque “o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus” (I Jo 4,7). O sinal de que conhecemos a Deus é quando amamos; de modo que, quando não amamos, é indício de que não O conhecemos verdadeiramente, como nos ensina a Palavra: “Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus porque Deus é amor” (I Jo 4,8).

Não entendamos o amor como sentimento ou emoção, mas sim, como uma decisão de, em todos os momentos, fazer o bem sem olhar a quem, ainda que seja ao nosso inimigo, a exemplo de Jesus, que passou por esta vida fazendo o bem a todos.

Senhor, derrama o Teu amor no nosso coração, para que amemos e nos compadeçamos de todas as pessoas que vierem ao nosso encontro ou de alguma forma passarão pela nossa vida, e sejamos sempre um sinal de esperança para elas.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso, fazei-nos viver o amor e a reconciliação.

Jesus, eu confio em Vós!

Autora:
Luiza Santiago

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Transforme a PAZ em realidade, e não em apenas mais um “belo sonho”


Nesse primeiro post de 2011, quero colocar que a verdadeira paz só se consegue buscando Deus em verdade e vida, mas não de fora para dentro, e sim de dentro para fora. Existem pessoas que buscam ao Senhor apenas para “trocar algo”,  como por exemplo: vou buscar para que Ele resolva meus problemas, etc...

Seria Deus um comerciante?

Obviamente que não, mas independente do motivo que traz você para perto de Deus, independente do motivo utilizado por Ele para chegar até você aproveite, aproveite a presença Dele em sua vida, pois somente Nele é que se tem a verdadeira paz. Não interessa que você esteja contra o mundo, pois o mundo também está contra a vontade de Deus, por isso, seja perseverante!

A perseverança, a fidelidade aos planos de Deus, a estar sempre fazendo a Sua vontade, nos torna fortes para tudo o que possa aparecer, pois aquele que tem Deus verdadeiramente em sua vida, terá toda a força do criador do universo em si, caso seja necessário, para a sua vitória em Cristo Jesus.

II Timóteo, 1
“7 - Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.”

Que o Senhor conceda misericórdia e amor para você e toda a sua família não apenas em 2011, mas sempre!